Abril 9, 2008

Os comentários… Quem? Onde?

Posted in Uncategorized às 15:26:37 por João Pedro Pereira

Enquanto ontem navegava pelo fórum Portugal-a-Programar deparei-me com o post do Nazgulled que dizia o seguinte:

E isso dos comentários é relativo… O povo Português deve ser o que menos comenta neste tipo de coisas e isso irrita-me. Todos gostam de ler estas coisas, procura certa informação, gostam dela e tal, mas comentar, ta quieto… Não custa nada dar algum feedback e isso incentiva sempre a que o autor escreva mais, sem feeedback, o pessoal perde a pica. E na maior parte dos blogs que eu vejo cá do pessoal e de outros espalhados por fóruns e tal, é raro alguém ter comentários. Com isto só quero dizer que o pessoal pode ler o post na integra, e ter alguma coisa a dizer, mas não o vai fazer. Não é por ai que vou ter mais ou menos visitas ao blog.

E na verdade, sinto isso bastante aqui, tenho cerca de 20 visitas únicas diárias ao meu blog, cerca de 800 visualizações e apenas 2 comentários.

Sei também que destas 800 visitas a maioria aproveitou conteúdo porque vendo as pesquisas que fazem no google pelas quais vêm aqui parar, e aos posts que vêm parar, encontram essa informação.

Mas então porquê apenas dois comentários? Se foi útil o post x ou y porque não agradecer ao autor? Até como forma de incentivo. Se ficou uma dúvida, porque não um comentário a perguntar ao autor? Ou então se acharam fraco, porque não um comentário com sugestões para melhorar?

São pequenos gestos, que não ocupam muito tempo, em 2 minutinhos faz-se um comentário, não é nada de formal que demore tempo, e com pequenos gestos pode-se fazer muito. E será sobre isso que será o meu próximo post. Pequenos gestos que podem mudar e melhorar muitas coisas…

Abraços

6 comentários »

  1. Luís Pereira said,

    O problema é mesmo que ninguém gosta de comentar porque necessita de pensar um bocado…. depois há os que, como eu, não sabem o que hão de dizer… E por fim há os que apenas comentem se for para criticar destrutivamente e negativamente. Eu tenho cerca de 10 comentários no meu blog e passo as 2500 visualizações…. mas comentar… só os meus colegas da escola a quem eu peço e mais uma ou outra pessoa….

    Mas esta mentalidade é mesmo Portuguesa… para quê me dar ao trabalho se não ganho nada???

    Agora vou apenas dizer que podes escrever mais xD e assim vais ganhando conhecimento porque embora seja importante blogs específicos, os generalistas também são importantes.

    Só comentei mesmo porque pediste 😀 😀 😀 na brincadeira.

    Abraços.

  2. Buttpt said,

    Aqui vai um comentário vá… 😛
    Concordo contigo! É raro o blog que vejo que tem mais que dois ou três comments. E depois um gajo pergunta-se…’será que alguém lê o que eu escrevo?’

    Cumprimentos

    p.s. talvez seja essa uma das razões de ter criado o meu blog em inglês (entre muitas outras) mas mesmo assim não passo dos 2 comentários 😛 😛 😛 Mas vá, o meu blog é relativamente novo e ainda tem pouco material interessante 😛

  3. nazgulled said,

    Indeed… Só não gostei da parte de no meu nick colocares um link para o P@P. Para o meu site é que era hihihih 😛

  4. Ana Fernandes said,

    Pois é…
    Para não contrariar digo exactamente o que já foi dito antes… Vim cá por curiosidade e ia-me embora sem comentar precisamente por ser um blogue específico (muito!) de uma temática que não entendo e no fundo, não me interessa. Mas àqueles a quem interessou, um comentário caía-lhes mesmo muito bem; pelos menos esses deveriam comentar… Os outros, como eu, nem sabem muito bem o que dizer… 😛
    Sempre posso dizer «Gosto do esquema de cores» xD 😉

  5. João Rodrigues said,

    EU COMENTO =D … sem dizer nada!

  6. brunoferreiravieira said,

    Vim comentar porque me andas sempre a dar cabo da cabeça..

    Nao percebo metade das merdas que tem para aqui mas até te tas a sair bem com o blog..

    agora passa mas é no meu…

    abraço


Deixe uma Resposta

